quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Bandeira e brasão do município de Valongo

                                  

Na primeira unidade temática de Estudo do Meio, aprendemos... 

















Significado dos simbolos da bandeira e do brasão do Concelho de Valongo:

     A cor verde simboliza o verde da vegetação da serra.
     A cor preta simboliza a ardósia, o negro da lousa.
     As espigas de trigo, atadas com um cordão de ouro, simbolizam os cereais para fazer o pão, o biscoito, as bolachas e a regueifa, tão tradicionais em Valongo.
     As mós pretas são os moinhos que moíam a farinha para fazer o pão com a força das águas do rio Ferreira.


 21 de setembro de 2011


       

1 comentário:

  1. Boa Tarde Meninos,

    Em tempos, disse aqui que muitas vezes as Vossas publicações serviam para eu relembrar matérias que já tinha esquecido.
    E este "relembrar" ajuda-me nas conversas que vou tendo com a Filhota em casa e também quando a estou a ajudar nos trabalhos de casa.

    Ora, desta vez, eu tenho de reconhecer que vocês é que me estão a ensinar. Eu desconhecia totalmente o significado dos símbolos da bandeira e do brasão do Concelho de Valongo.

    Obrigada por esta aula.

    Beijinhos para todos.

    Liliana Monteiro

    ResponderEliminar