quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Texto da semana



Diálogo entre uma andorinha e o outono

Certo dia, o outono encontrou uma andorinha que ia partir para o sul e perguntou-lhe:
-Andorinha! Para onde vais?
- Vou para o sul apanhar raios escaldantes de Sol, porque aqui o tempo arrefeceu.- respondeu a andorinha
- Sabes que eu sou o novo outono e não conheço estas bandas. É costume vocês partirem para longe?- interpelou o outono.
- Sim. Até só voltamos na primavera! É espantoso como nós, que somos seres pequenos, conseguimos viajar longas horas e grandes distâncias.
- É espantoso! Sabes-me dizer onde é que estão as frutas? É que eu quero ver se elas estão prontas a colher.
- Claro! Segue-me.
O outono seguiu-a até à quinta da Avelã situada no centro de Portugal.
- Ora! Já chegamos. Aqui tens todos os tipos de fruta.- diz a andorinha.
- Muito bom. Vamos começar!- exclama o outono
O outono lá esteve a apalpar as frutas muito cuidadosamente.
-Estão prontas a colher! Daqui a três dias vou dar o sinal aos agricultores!- exclamou o outono.
-Tenho que partir, o meu bando deve estar quase a levantar voo.- diz a andorinha
-Até ao próximo ano!- exclamou com uma lágrima no canto do olho.
Passaram-se meses e a primavera regressou.
E eu tenho que ir hibernar até ao próximo texto.
Vitória, Vitória acabou-se a história.

Gonçalo T.


2 comentários:

  1. Gonçalo parabéns pelo teu texto, pela tua imaginação e criatividade. A conversa entre a andorinha e o outono está espetacular!


    turma do 3º ano (Azenha)

    ResponderEliminar
  2. Olá Gonçalo,

    Parabéns! Concordo a 100% com tudo o que a turma do 3º ano disse.

    E, diria que, temos escritor!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar