terça-feira, 13 de novembro de 2012

Texto da semana


Um longo diálogo
         Quando a pequena andorinha se preparava para partir, apareceu o outono que perguntou:
- Ainda não partiste?
- Não, o meu bando ainda não está aqui todo. Eu só ia dar uma volta à procura das
restantes. – respondeu a pequena andorinha.
- Outono…Outono… - chamava uma voz.
- Bom… É a minha mãe. – disse o outono.
- Tu também tens mãe ? –perguntou a pequena andorinha.
- É claro! Todas as estações do ano têm mãe. É a Mãe Natureza. – respondeu o outono.
- O que são estações do ano?– perguntou a andorinha.
- Não sabes o que são estações do ano ?! – perguntou admirado o outono.
- Não, por isso é que te perguntei. – respondeu a andorinha.
- O meu irmão inverno, que já é muito velho é uma estação do ano, a minha bela, maravilhosa, gentil filha primavera é uma estação do ano. Sabes, ela dança que é uma maravilha! O verão, irmão da primavera é uma estação do ano e eu também sou. – explicou o outono.
- Onde é a tua casa? –interrogou a andorinha
- Eu vivo numa árvore. –respondeu o outono.
- Posso ir vê – la? –perguntou a andorinha.
- Achas que a tua mãe deixa?– perguntou o outono.
- Ó mãe! Posso ir com o outono ver a casa dele? – questionou a andorinha.
- É claro! Não te afastes. –respondeu a mãe.
- Eu posso ir. – respondeu a andorinha.
- Ótimo! Vamos embora! –exclamou contente o outono.
        Pelo caminho, foram a conversar.
- Então, diz – me como te cham... – começou o outono.
- Ó outono… Outono… - interrompeu a Mãe Natureza.
- Já vou mãe! – gritou o outono todo zangado.
- Não faz mal, eu voo e tu vais à frente a correr velozmente. – disse a andorinha.
- Então vamos lá. – respondeu o outono.
        E lá foram.
- Olha, como te chamas? –perguntou o outono, pelo caminho.
- Tribilá, eu chamo – me Tribilá. – respondeu a andorinha.
        De repente, o outono parou.
- Porque é que paraste? –perguntou Tribilá.
- Porque já chegamos. –respondeu o outono.
- Onde é? – perguntou Tribilá.
       O outono, apontou para uma árvore enfeitada a toda a volta com flores que têm um perfume maravilhoso.
- Uauuuuuuu!!! – exclamou Tribilá. – É linda!
- Sim, pois é! "Oupa", vamos entrar. – disse o outono.
        Quando entraram lá o “uau” foi maior. Para além de ser numa árvore era bela por fora e por dentro.
- Onde está a tua mãe? E o inverno? E a primavera? E o verão?
- Eles não estão cá. –respondeu o outono.
- Onde é que eles estão? –perguntou Tribilá.
     E assim foi um longo diálogo.
Liliana
 

1 comentário:

  1. Mais um lindo, delicioso e maravilhoso texto!

    Desta vez com um gostinho especial...

    Parabéns Filhota!

    Beijinhos repenicados"

    Nota: ainda estou à espera do "nosso" texto!

    ResponderEliminar