quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Visita de estudo

No dia 14 de novembro fizemos uma visita de estudo ao meio local. O transporte foi oferecido pela Câmara Municipal e o posto de Turismo disponibilizou um guia turístico, para nos acompanhar.
Saímos da escola por volta das 9h15m e começámos por avistar a Serra de Pias, onde os romanos e mais tarde os mouros exploraram ouro.
Chegámos ao Núcleo Museológico da Panificação, que está instalado no moinho  e  que fica situado ao lado da ponte do rio Ferreira. No moinho vimos máquinas e instrumentos usados para moer os cereais e para fazer pão e biscoitos. Na ponte do rio Ferreira, em 1832 travou-se uma batalha entre D. Miguel absolutista e seu irmão D. Pedro que era liberal.
De seguida passámos pela ponte Luriz construída em granito de origem romana, com reconstrução medieval.
Fomos à Empresa das Lousas de Valongo, SA e, dentro da carrinha, podemos ver a maior exploração a céu aberto de ardósia em Portugal.

Finalmente passámos pelo Aqueduto dos Arcos, mais conhecido pela ponte dos Arcos, que se encontra em obras.
Adorámos esta visita e gostávamos de conhecer outros locais interessantes do nosso concelho.

16 de novembro de 2011

2 comentários:

  1. Conheço todos os locais e penso que a filhota também, embora não os tivesse visto com o mesmo interesse de agora.

    Até para mim, vendo as fotografias devidamente legendadas, me parecem diferentes.

    A propósito da Ponte Ferreira e da batalha que aí se travou em 1832, permitam-me que acrescente que, há cerca de dois anos, a companhia Entretanto Teatro fez uma encenação desta batalha, à qual eu assisti, com o nome “A Batalha da Ponte Ferreira”. A encenação contou com o envolvimento de cem participantes, entre actores profissionais e amadores, músicos e alunos dos cursos de formação em teatro do concelho e foi notícia nos principais meios de comunicação.

    Continuação de boas (e muitas) visitas.

    Beijinhos.

    Liliana Monteiro

    ResponderEliminar
  2. Olá amigos, gostei de saber que fizeram a mesma visita que eu fiz quando também andava na escola primária, como vocês; lembro me perfeitamente dessa visita, pois adorei ir visitar a empresa das lousas e ver como de uma simples "pedra" se fazem coisas tão giras! Sempre gostei de trabalhar na lousa/ardósia e felizmente tive a disciplina artes da ardósia, onde aprendi técnicas para trabalhar na ardósia, o que é muito interessante, tenho a certeza que vocês gostaram tanto da visita como gostavam de um dia mais tarde apreender artes da ardósia!

    Beijinhos para todos!

    ResponderEliminar